segunda-feira, 20 de julho de 2009

Barlavento

Barlavento e sotavento são termos náuticos que se referem ao lado de onde e para onde sopra o vento, respectivamente. Segundo a International Sailing Federation (ISAF), Sotavento é o lado que está ou, quando aproado ao vento, estava oposto ao lado do qual vinha o vento. No entanto, quando se veleja com o vento entrando pela valuma ou em popa rasa, o lado de sotavento é o lado em que está sua vela grande. O outro lado é o de barlavento. Quando dois barcos em mesmas amuras estão em compromisso, o que está por sotavento é o barco de sotavento. O outro é o barco de barlavento.

Também se referem às construções quando se estuda o comportamento das estruturas sob a acção do vento, por exemplo nos edifícios, as fachadas a barlavento e as fachadas a sotavento.

Também encontramos esses termos em relação à influência do relevo sobre o clima. Por exemplo: uma montanha é uma barreira para o deslocamento das massas de ar que carregam a umidade. O ar que vai em direção à montanha(barlavento) é forçado a subir e condensa-se, devido às temperaturas menores, causando chuvas. Após passar as montanhas, o ar se expande novamente e rouba umidade do ambiente. Portanto, costumamos encontrar florestas a barlavento e áreas mais áridas, até desertos, a sotavento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário